Blog

Saiba quais os revestimentos ideais para áreas externas de alto tráfego

O mercado oferece inúmeras opções. “Para evitar problemas, o ideal é escolher produtos que sigam as normas ISO (Organização Internacional de Normalização). Também é importante atentar-se à limpeza e manutenção, pois esses cuidados prolongam a vida útil dos materiais”.

A partir disso listamos os revestimentos mais recomendados para áreas externas de alto tráfego. Confira:

 Porcelanato

O porcelanato é um revestimento cerâmico. Ele se diferencia de outras opções por conta do seu processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa. Além disso, ele tem baixa absorção de água e alta durabilidade.

A sua produção é realizada a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros. Essa massa é submetida a uma temperatura de queima superior a 1200 ºC, que resulta em uma peça rígida, homogênea e compacta, com um corte totalmente reto.

Cerâmicos

As placas cerâmicas são classificadas pela norma ABNT-NBR 13.818/97 de acordo com diversos critérios, como absorção de água, resistência à abrasão e derrapagens. Por isso, os índices de desempenho devem ser cuidadosamente avaliados antes de o material ser aplicado. Quando escolhido de maneira equivocada, o revestimento terá sua vida útil comprometida.

Cimentícios

Fabricados com concreto de alto desempenho, os pisos cimentícios possuem boa resistência mecânica e durabilidade, baixa retenção de calor e prática limpeza e manutenção. Destacam-se pelo visual rústico e elegante. Para Shayana, eles são indicados para áreas externas de projetos que buscam fugir do convencional.

Pedras naturais

As rochas são naturalmente resistentes e duráveis, mas é necessário ficar atento a alguns pontos antes de serem aplicadas. Por exemplo, as pedras naturais que apresentam maior rugosidade são mais eficientes quanto ao escorregamento, como São Tomé, miracema e granito (em estado bruto) – ao contrário das que possuem superfície lisa, como ardósia e mármore. Já em locais onde é desejável evitar manchas de óleo, como garagem e estacionamentos, o acabamento polido é recomendado, pois não absorve líquido e, por isso, facilita a limpeza.

Casa Cor RS 2021

Uma das mostras mais aguardadas do ano, a CASACOR Rio Grande do Sul anuncia o retorno do evento no segundo semestre de 2021, entre os dias 24 de setembro a 07 de novembro, com um grupo eclético de profissionais que reúne nomes consagrados e novos talentos do mercado de arquitetura e design de interiores.

Pela segunda vez, a mostra ficará abrigada no antigo Hospital da Criança Santo Antônio, no 4º Distrito de Porto Alegre. Com as obras a todo vapor – em uma área de aproximadamente 3.500 m² –, os profissionais estão preparando espaços multifacetados que irão delimitar as principais tendências do mercado sob o tema “Casa Original“, que retoma o desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade o necessário equilíbrio entre passado e futuro.

DATA:
24 de setembro a 07 de novembro de 2021
*datas sujeitas a alterações

LOCAL:
Antigo Hospital da Criança Santo Antônio
Av. Ceará, 1549

FONTE:
Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-grande-do-sul/